O caso Dyatlov

| sábado, 8 de janeiro de 2011 | |

Em 02 de fevereiro de 1959, 9 experientes montanhistas Russos se reuniram formando um grupo que deu inicio a uma Expedição. A intenção dos montanhistas era a de alcançar uma montanha chamada Otorten ao norte dos Montes Urais, o grupo que era liderado pelo montanhista Igor Dyatlov, enfrentava condições climáticas severas onde a temperatura podia cair até -30 C facilmente.
Durante o dificil avanço dos alpinistas, eles se depararam com uma mudança rápida do clima e isso fez com que eles seguissem por uma rota alternativa resultando com que todos tivessem que acampar em uma montanha até então inexplorada pelo grupo chamada Kholat Syakl.
Tudo estava ocorrendo muito bem a não ser pela drástica mudança climática, os montanhistas estavam muito alegres e confiantes. Faziam fotos e escreviam em seus diários para poder registrar as suas proezas naquelas frias e inóspitas montanhas.

Foto de quatro dos viajantes

Durante a noite todos se alimentaram e foram descansar para a jornada do dia seguinte, depois de algumas horas todos se encontravam em um sono profundo quando algo inesperado ocorreu. Todos os expedicionários deixaram suas barracas ao mesmo tempo apavorados, o pavor do grupo foi demasiado a ponto deles rasgarem as barracas pelo lado de dentro para facilitar a saída. Sem motivo aparente o grupo de montanhistas abandonou todo o material de alpinismo e abrigos de frio para trás dentro de suas barracas, estavam tão desesperados que também não se preocuparam em colocar as botas o que fez com que eles corressem descalços pela neve causando assim a hipotermia e posteriormente a morte de todos integrantes da expedição.
Quando as autoridades locais chegaram ao local do ocorrido deram inicio rapidamente a uma detalhada apuração dos fatos. Ficou constatado que os montanhistas abandonaram o local rapidamente saindo somente com a roupa do corpo, até mesmo as roupas de frio mais pesadas e suas botas foram abandonadas. Algo muito assustador haveria de ter acontecido para um grupo de experientes montanhistas saírem correndo todos juntos e descalços no meio da noite em uma montanha nevada e com temperaturas abaixo de -30 C. A questão que os investigadores não sabem responder é o que levaria eles a tomarem desesperada ou até mesmo delirante atitude tendo em vista que eles sabiam que não iriam suportar as condições que se encontrariam após a fuga desesperada pela neve. Apesar da causa da morte de todos os 9 montanhistas ter sido a hipotermia o corpo de muitos deles apresentava fraturas internas muito estranhas e um deles inclusive estava sem a língua e algumas costelas quebradas.

Último acampamento montado

O que aconteceu com o grupo de montanhistas que pareciam estar tão contentes em sua Expedição ? Ainda hoje as autoridades buscam resposta para o ocorrido, algumas testemunhas que moravam próximas da região montanhosa afirmaram que na noite do ocorrido uma luz prateada ficou pairando nas montanhas, mas, os moradores não souberam identificar o estranho objeto voador. Nas roupas utilizadas pelos montanhistas foi detectada uma quantidade relevante de radiação, todos esses fatos fizeram com que o insólito caso ficasse ainda mais intrigante. Misteriosamente as autoridades soviéticas da época posteriormente proibiram o acesso ao local do ocorrido fazendo com que diversas teorias alimentassem a imaginação até dos mais céticos.
Existe quem diga até que este ocorrido não passou de um mito, mas, essa afirmação é caluniosa tendo em vista que todos os 9 montanhistas possuem seus registros de nascimento e óbito, sem falar é claro no próprio boletim de ocorrência e na atitude de proibir o acesso ao local do ocorrido que não foi discreta por parte das autoridades. A proibição de acesso ao local durou 3 anos e em 1990 os documentos referentes ao caso foram abertos ao publico, mas, estava claro que partes dos documentos estavam faltando, o que levou a acreditar que foram retirados pelas autoridades antes que pudessem vir a publico.
O que aconteceu com o grupo de montanhistas que pareciam estar tão contentes em sua Expedição ?

Homenagem feita aos nove viajantes

Contatos mediúnicos seguros afirmam que seres extraterrestres de uma determinada raça fez experimentos com esses montanhistas . A verdade é que o fato continua sendo um mistério para a ciência e autoridades.

3 comentários:

Anônimo Says:
18 de janeiro de 2011 às 21:35

isso é estranho

Hunter C. Says:
10 de junho de 2012 às 13:00

Intrigante. Principalmente levando em conta a velha política de privacidade do governo soviético.

Anônimo Says:
6 de novembro de 2012 às 18:22

#SuperCurioso

Postar um comentário